CHÁ DAS SEIS
- Quem é capaz de definir a AMIZADE? Bom dia, boa tarde, boa noite, desculpem o desabafo!!!
Por
Bom dia amizades! Quero dizer-vos que aprendi que as amizades são escolhas que vamos fazendo de pessoas que surgem na nossa vida e, muitas vezes por mero acaso. Mas, tenho estado cá a pensar: - Com o decorrer do tempo vai-se conhecendo melhor as pessoas, e daí começar as escolhas, ou se fica muito amigo, assim-assim, ou descartamo-nos por alguma incompatibilidade, coisa fútil ou mesmo trivial. Por norma nós afastamo-nos, e o outro, apercebendo-se que já não é benquisto também se afasta; tudo resolvido! Mas… é aqui que está o busílis da questão!
Quando o outro é burro, MATUMBO mesmo, e não percebe que está a mais, que já não é bem-vindo, que já não é “persona grata”, que já nos perturba, como é que fazemos? Ou somos malcriados ou no mínimo, ficamos indiferentes... Bem! No caso do Face, simplesmente apagamo-lo ou o bloqueamos acabando com o mal pela raiz! Aqui no virtual é simples mas, diga-se em verdade que sempre nos fica uma nodoa por algo que não deveria ter acontecido. Valha-me o meu padrinho Padre Cícero, São José ou santo Agostinho! Em dado momento, temos mesmo de dar uma sacudidela na árvore, fazer a fruta podre cair e, por si só, ficar lixo!
Só falo nisto porque ontem recolhi do chão um papel amarroado que me prendeu a curiosidade. É uma oração para resguardar a amizade. Recordei a minha mãe Arminda que sempre escondia em minha bolsa ou mala de viagem responso ou encomenda escrita a um santo de sua veneração. Pois esta reza assim: -Senhor, quão poucos são os verdadeiros amigos, porque somos imperfeitos, limitados! Muitas vezes decepciono-me, esquecida(o) de que sou eu quem erra quando espero deles uma perfeição, uma santidade e um perfeito amor.
Fazei-me, obstantes as dificuldades, bondosa(o) e verdadeiramente amiga(o) para com todos, sem nada esperar, nem mesmo um só agradecimento. Sois, Senhor, o melhor e mais perfeito amigo entre todos os meus amigos. Vós que me amais com um amor-perfeito, ensinai-me a amar com o Vosso coração, a olhar com Vossos olhos e a viver sempre como testemunha digna da profunda amizade e amor que sempre tivestes e tendes para comigo. E, termina com um Amém.
Assim, compreendo que viver é ser livre… Que ter amigos é necessário… Que lutar é manter-se vivo… Que pra ser feliz basta querer… Aprendi que o tempo cura… Que a mágoa passa… Que decepção não mata… Que hoje é reflexo de ontem… Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas… Que um verdadeiro amigo permanece… Que dor fortalece… Que vencer engrandece… Aprendi que sonhar não é fantasiar… Que pra sorrir tem que se fazer alguém sorrir…Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos… Que o valor está na força da conquista… Compreendi que as palavras têm força… Que fazer é melhor que falar… Que o olhar não mente… Que viver é aprender com os erros… Aprendi que tudo depende da vontade… Que o melhor é sermos nós mesmos… Que o SEGREDO da vida é VIVER!
Ilustrações de Costa Araújo Araújo
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA