ONGWEVA - DIA DO PAI - A EDUCAÇÃO QUE O MEU PAI ME DEU
Ongweva em Angola é saudade
Por
O meu Pai dentro daquela sua maneira muito própria de ser, dizia que somos todos iguais mas que havia horas e alturas em que tínhamos que ser mais iguais do que os outros. Isto veio a propósito de uma altura em que andei á pancada na escola Primária e como a minha Mãe, galinha que era veio logo acudir ao menino, o meu Pai resolveu o assunto ao dizer-me: Se me voltas a chegar a casa com queixinhas, tornas a levar mais outras tantas. Homem que se preze resolve os assuntos na Hora e no local.!!....... E eu assim fiz !.....
Eu já aqui contei que a minha primeira paixão Angolana foi na escola Primária por uma menina negra que se chamava Graciete.Andei com ela desde a primeira classe até á quarta classe e ambos na mesma carteira. Isto num tempo ( 1962/65) em que os ânimos andavam exacerbados e como tal os miúdos aplicavam na rua o que ouviam em casa.Até aqui tudo normal, só que em minha casa a minha Mãe dizia que somos todos iguais e tanto assim era que uma vez levei a Graciete a minha casa e não demorou muito a minha Mãe vestiu-lhe um dos vestidos da minha irmã mais velha e mais umas sandálias e no final olhou para ela e chamou-lhe; Princesa!
Naquele tempo a minha Mãe punha-me sempre na pasta dois pães,um com manteiga e outro com queijo. Ora num belo dia estava eu no intervalo e ía começar a comer o meu pão quando a Graciete se vira para mim e pergunta: Luis,o que é isso? Eu respondi: É um pão com queijo. E pergunta-me ela: Pão com queijo é bom? Eu olhei para ela e dei-lhe o meu pão e ela na troca deu-me o dela que era doce de goiaba que eu nunca tinha comido e perante isto dei-lhe um beijo,arrebatador porque eu bem no fundo gostava da Graciete.Até aqui tudo normal não fosse o Margarinas me ter visto dar o beijo e como tal começou a chacota porque foi dizer a toda a gente que eu tinha dado um beijo na preta mandinga.
O Margarinas tinha esta alcunha porque mamava duma só vez três pães com manteiga e era um menino gordo a que hoje se dá o nome pomposo de obeso.Ora estávamos na aula e o Margarinas passou a aula toda a chamar-me besugo e Cafuso,e Preto da Guiné,talvez a pensar que como tinha mais fisico do que eu o podia fazer, mas ele não sabia o que estava a desenterrar. No final da aula viemos para o recreio e o Margarinas continuou corrosivo e de tal maneira que eu furioso disse: Ouve lá ó Margarinas, tu és pior do que o Quissonde!
Eu disse isto mas já em guarda e pronto para fugir, só que escorreguei e caí e o Margarinas ao ver tal atirou-se para cima de mim com aquelas banhas de tal maneira que eu fiquei por debaixo dele sem me poder mexer e sempre com ele a dar-me murros. Eu estrebuchei,esperneei e nada de me safar até que já aflito dei-lhe uma dentada de tal modo nas mamas que ele guinchou e largou-me.
Perante isto fiquei de castigo na aula de joelhos na carteira a olhar para o Margarinas todo choroso, que tinha uma mama com o desenho das minha dentolas para minha alegria e o olhar de reprovação da inocente da minha professora porque me castigou sem querer saber a verdade.Quando cheguei a casa com as beiças todas rebentadas e a minha Mãe ( sempre ela) me perguntou o que tinha acontecido eu respondi que tinha caído.?!
Luis Magalhães in Kizomba com Historias da vida
As escolhas de T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA