SEJA OTIMISTA – Mesmo que viva os minutos da vida encafifado num relógio de quartzo…
Por
T´Chingange
Abri o livrinho aleatoriamente e pude ler: Não pare jamais de trabalhar para o bem! Porque nossa alma, uma vez que paramos, começa a ficar com rigidez cadavérica. E, continuei lendo: Que a alma inactiva morre de tédio e cansaço e seu espírito se enfraquece na inacção. O fim do pequeno texto acaba por me convidar a viver alegre e entusiasta empregando-me com todas as forças na plantação do bem, do amor, do carinho com edecéteras daqueles que nos cercam na vida.
Estes fenómenos de alucinação sucedem-me frequentemente e desde que comecei a ir à praia da Lapa do M´Puto e na areia ainda molhada da maré alta, riscava meus símbolos do reiqui bem por debaixo da gruta. Naquele buraco da falésia calcária riscava com um pau os símbolos do CHO-KU-REI, SEI-HEI-KI e HON-SHA-ZE-SHO-NEN.
:::::
Depois, como que rezando ia pedindo a gente meritosa que fizesse isto e aquilo por minha família nuclear. E entre Deus, vinham Dalai Lama, João Paulo II, Chico Xavier, Santo António dos Olivais e Lourdes, utilizando os símbolos do Reiki como chaves que abrem as portas do fluxo de energia vital do Universo. E, sempre me senti muito bem!
:::::
Em tempos tinha tirado com a Dra Elsa em Faro-Almancil o segundo nível de reiki em socorro de meu filho que estava com uma grande depressão. Fui descrente mas saí de lá com uma áurea diferente; vá-se lá saber estes mistérios! Neste nível pode-se curar as pessoas à distância ou ausente, processando a cura no futuro e organizando o passado. Actua sobre a movimentação de energia da consciência social, transformando a aparente realidade tangível, para alcançar a realidade da mente intuitiva.
Panaceia ou não eu usando os símbolos ia melhorando quem me estivesse próximo e a mim mesmo. Faço muitas vezes o símbolo do CHO-KU-REI mentalmente ou com a língua rodando no palato da boca quando quero transmitir o bem a alguém. Esse alguém, nem se apercebe. Este símbolo traz ou libera energia criando equilíbrio. Representa o aumento do poder. É o "botão" ligado ao corpo físico; além de ser um maravilhoso símbolo de protecção, é usado para incutir ou reforçar a energia. E, parece que funciona, sabem!
:::::
Cho-Ku-Rei significa "Ponha todo o poder do Universo aqui". Quando activado através da intenção, de desenhos ou da imaginação conecta-me rapidamente nesse fluxo. E, em encontros passados com meu filho fui-lhe dizendo que um homem, não o será definitivamente se não compartilhar a sua vida com uma mulher! Que não fomos feitos para viver sozinhos, mesmo que tendo uma mãe com paciente dedicação como a dele. Mas cada qual tem de fazer os possíveis por arrumar sua vida.
Salvo raras excepções, nenhum homem pode dar rumo à sua vida confinado entre quatro paredes, escondendo-se ou isolando seu ego nas anharas do mundo sem uma mulher por perto, assim como um ermitão encarnando o espírito xamântico do vento numa desconhecida e longínqua tundra impregnada de metano!
:::::
Vai daí, meu filho Richard com 44 anos de idade, declarou publicamente à tribo próxima e adstrita, estar noivo duma mulher mais nova cinco anos e com três filhos em idades casadoiras. Não vem daí mal ao mundo tal atitude e até nada diria se ele próprio não o publicasse; isto já se passou no tempo e espaço mas, posso afirmar sem risco que os tempos e as mentalidades adaptam nossas feromonas. Foi um elefante que me disse isto.
Vi que não é assim tão importante levar em consideração nossos pontos de vista e que, para quem já é adulto, vacinado e emancipado, somente teremos de desejar felicidade e sorte com amor ou carinho; Assim sendo homologuei tal enlace depois de lha fazer uma simples pergunta: - Sentes-te feliz? Na afirmativa resposta e de forma singela, assim ficou selada com lacre a preocupação do progenitor, eu! E, como diz o ditado popular quem boa cama fizer, nela se deitará!
:::::
Uma paixão pode não durar para sempre mas, sabe-se haver algumas que não desvanecem com o tempo e nós, pais de Richard, manemo-nos em um relógio de quartzo com o brilho de 45 anos. Não houve qualquer inqualificado flagrante de apanhar Richard com a mão metida em um frasco de rebuçados ou num cortiço de abelhas africanas, ou mesmo se como um macaco meteu a mão numa cabaça, pegou a jinguba e não mais a largou.
Tento como pai recuperar meu folego de estroina com estórias avulso; olhar ao redor ou fechando pálpebras para ver melhor ou, no mínimo as luminosidades de chamas tremulando entre o escuro porvir e os barulhos murmurados ao ar. Mantenho-me assim encafifado num relógio de quartzo impulsionando os anos, os meses, os dias, as horas, os minutos e segundos na rectidão da vida.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA