TEMPOS MARAFADOS – Um descuida e, posso ir para o espaço… Ficar uma estátua de nada…
Por
Do livro “uma breve história do tempo”, pude retirar a ideia de que me estou descobrindo em cada um novo dia, podendo passar-me do extraordinariamente grande para o extraordinariamente pequeno só num pensar de estalar de dedos. E, se alguém puder dar a volta no Universo e terminar aonde começou, isso dará uma boa ficção científica mas, não se encontrará com o sentido prático de si pois que, demonstrará que o Universo voltaria ao tamanho zero, antes mesmo que completasse o seu trajecto.
Isto porque seria necessário viajar mais rápido do que a velocidade da luz a fim de terminar onde se começou antes do Universo chegar ao fim; isto claro que é impossível! E, porque o espaço se curva sobre si mesmo tal como a curvatura terreste, sua extensão é finita. Segundo o modelo de Friedmann o Universo está-se expandindo entre cinco a dez por cento a cada bilhão de anos e assim sendo o Big Bang está muito para além de nosso interesse porque a duração da vida de um humano é minimissimamente menor. Por isso nem interessa preocuparmo-nos com nossa incerteza.
O comum dos mortais, pouco se importará se a densidade vai ser maior ou menor do que um tal de valor critico em que, a gravidade deterá essa expansão em algum momento do futuro e, porque o nosso, nada significa se não houver uma alma a dar continuidade a isto. Nós só sabemos que a gravidade da situação aqui na terra levará nossas vidas a um colapso e, nem vai ser necessário estudar o efeito de Doppler.
Graças ao conhecimento deste efeito de Doppler, é possível determinar a velocidade de estrelas e galáxias, uma vez que a luz é uma onda electromagnética. Vocês, nem gostam de ouvir uma sirene de ambulância mas entenderão assim, que este efeito é percebido ao escutá-lo, que é uma onda mecânica - emitido por uma ambulância que passa em alta velocidade. Aperceber-se-ão que o tom, em relação ao emitido, fica mais agudo enquanto se aproxima, idêntico no momento da passagem e mais grave quando a ambulância começa a se afastar.
Muxoxuo (quimbundo muxoxu) - Estalo com a língua aplicada ao palato, para indicar contrariedade ou desdém; mas até pode ser uma carícia disfarçada.
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA