TEMPO COM CINSAS - A FÉ contra a FÉ causa ódio e violência - A vida, é uma permanente descoberta…
Por
A melhor maneira de vivermos neste mundo real é libertarmo-nos de demónios e deuses tribais. O problema não reside na natureza nem na existência de Deus mas nas origens biológicas de nossa existência e na natureza da mente humana que nos catalogou no auge evolutivo da biosfera. Poderá dizer-se que Deus anda a testar a nossa fé, porque se nos revela de um modo misterioso e, só isso, para mentes belicosas, não chega!
:::::
Até que isto pode ser visto como uma afronta, porque diz-se que deveremos ser tementes a Deus mas, não implica que possamos ficar só na penumbra da lógica. Os dogmas impostos aos crentes não apenas são impossíveis como também incompreensíveis, o que nos levará invariavelmente ao absurdo do paradoxo.
Isto aflige todos aqueles que em cada religião andam em busca de uma resolução honesta na questão do corpo e da alma. O nosso cérebro é um sistema tão complexo que por vezes ou muitas vezes, extravasa-se em fenómenos não fáceis de compreender nesses milhares de milhões de células chamados neurónios, que comunicando com uma média de dez mil milhões de outras células, nos leva a inevitavelmente para padrões de um código digital individual.
:::::
Enquanto meu código digital responde de uma maneira, um outro qualquer próximo ou não, têm outra resolução e, não tenho que perturbar quem de outra forma pensa, só porque têm um código diferente do meu. Quero dizer com tudo isto que não pretendo questionar o mito da criação porque na minha fé não tenho que ser inconveniente com a fé de outra pessoa ou grupo, mesmo que ache isso absurdo.
Se falar depreciativamente acerca do mito da criação que é sagrado para outras pessoas, mostrarei intolerância religiosa e este procedimento surge amiúde, entre amigos digitais e outros, quase como uma ameaça pessoal.
No fundo, a FÉ é aquilo que leva pessoas que de resto são boas, a fazer coisas más. A FÉ contra a FÉ causa ódio e violência podendo considerar-se ser isso um antigo instinto tribalista. Teremos de conviver com este tumulto que nos é legado ou inato, a principal fonte da nossa criatividade. Este eterno conflito, não será um teste imposto por Deus mas por nós! Será?
Ilustrações de Assunção Roxo
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA