NA QUENTURA DAS CINZAS . Tropeçando no ódio com infusas mistelas…
N´Guzu: Força, poder, deus da guerra.
Por
T´Chingange
Num destes dias vi pela internet um vídeo mostrando uma multidão de gente algures na Síria deleitando-se com macabras acções de morte. Diante dum magote desordenado de gente alvoroçada, uma fila de uns dez homens postados de joelhos e alinhados de costas para aqueles foram mortos, um por um, com um ou mais tiros na nuca e, pelo facto de serem cristãos. Há muito tempo que não via imagens tão chocantes; gente matando gente de forma tão atroz; de joelhos e de mão atadas atrás do corpo um a um tombou encharcando-se no próprio sangue que espirrava de seus corpos.
Não obstante esta bestialidade, a desumanidade cresceu de ímpeto com a multidão trucidando com tiros, muitos tiros de rajada dilacerando por corte os corpos defuntados. Será que esta esquina de história tem um final com Ala glorificado? O que é que está por detrás das conquistas dos homens em pleno século XXI? Tudo o que se faz em nome de Deus ou Alá tem seus selos de provação? Esta tão sacrificial desumanidade e celebrada conquista é um fidedigno filme de demónios, batalhas que mancham o evangelho, o corão e toda ou qualquer filosofia de vida.
Num dia 14 de Julho de 1099 os clarins ressoaram no acampamento das cruzadas ao despontar de um novo dia. Todos correram às armas; os morteiros e os mandriões atiraram contra o inimigo, uma chuva de pedras enquanto que com o auxílio de tartarugas e torres cobertas com aríetes se aproximavam ao pé das muralhas. Dizem os historiadores que todos os dardos lançados levavam a morte ao inimigo; o ímpeto e o furor do primeiro ataque dos cristãos não tinham como ser mais intensos. Passados mais de mil anos continuamos a combater tropeçando no ódio entre mortos e feridos não deixando de exortar os companheiros a dobrar a coragem e o ardor. Ora Cristãos, ora Mouros! Quando é que isto acaba? Nunca!?
Glossário: N´guzo: - Poder; força, destreza (quimbundo); Deus da guerra em Bantu
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA