PEDRADA NO CHARCO - 25.11.2016 - Porque cada homem é um mundo, tem que ao tempo, dar-se tempo - Amoleço ali, as unhas dos pés…
Por
Aos velhos será cruel deixá-los privados de respostas e, será de bom senso até, não se lhes fazer perguntas de passados não amistosos porque dos muitos dias, das muitas noites, das muitas injustiças pode sem se querer saírem à luz do tempo a mostrar as gigantescas presenças de feridas mortais. De vez em quando digo isto para não me esquecer!
E, que importância terá, saber-se agora se a embriaguez de Noé, foi de vinho branco ou tinto. Acerca disto e daquilo, as nossas conversas ficam antigas ao lembrar coisas que Murphy não desprezou quando estabeleceu suas leis atravessadas de escarnio ou maldizer, porque a oportunidade sempre bate no momento menos oportuno.
:::::
Entre as mais de duzentas leis, ele afirmou que os amigos vêm e vão, mas os inimigos sempre se acumulam, porque a principal causa dos problemas entre eles são as soluções que vão para além do que importa! E, o que importa é o nome que você dá aos factos, não aos factos em si. Enfim, toda a gente tem como certo que as garantias acabam no acto do pagamento da factura; isto é trigo limpo.
Nós, membros sociais de um qualquer grupo do Facebook, somos de certa forma uma comunidade que partilha leituras teóricas, observações segundo um paradigma que nos foi legado culturalmente ou inovação de um dos elos naquilo que designamos de identidade do grupo. Isto invariavelmente reverterá a questão para uma ameaça de novos paradigmas na comunidade que lhe dá vida.
:::::
Abordei este tema nas últimas crónicas rearranjando-me num acto mental por um conjunto de dados, que não obstante serem familiares aos demais, os vi de maneira diferente. Escapando às ideias da dominante doutrina social, tenho enviesado alguns conceitos num acto de me libertar das coisas fabricadas a eito ou sem jeito.
:::::
Tudo reside no modo de os ver de maneira diferente e, porque a mente humana tem tendência a julgar tudo mais segundo a sua própria experiência, conhecimento ou ideias feitas, do que segundo a evidência apresentada. E, porque por norma as ideias novas sempre são comparadas à luz das velhas ideias.
Quem aceita ideias novas, tem de apagar as velhas, um processo de reconversão que para muitos, é tão difícil como uma conversão religiosa. Não é fácil apagar as ideias velhas uma a uma, porque elas estão interligadas por coordenadas formando um elo ou colar, que nos ornamenta a mente.
:::::
A opinião preconcebida é o resultado de algum modelo que existe na nossa mente condicionando o nosso modo de pensar. Muitas vezes veremos que estamos já contra uma nova ideia antes de ela ter sido completamente exposta. Quantos de entre nós nada-querem saber de computadores e outras novas tecnologias.
E, que coisa é essa que fica arreigada a uns, enquanto outros lutam para que assim o não seja! Há os perfeccionistas que nos seus métodos de trabalho assumem atitudes do “tudo ou nada” e que sem solução perfeita sempre vêm a ciência como obra acabada por haver preconceitos nacionalistas, ideológicos, religiosos e, por ai vai!... Factores que resultam da intercepção entre elementos de uma mesma comunidade.
:::::
A Kizomba, Kimbo ou Roxomania por exemplo! De um qualquer que ao ter receio em apreciar um artigo e, que não encontrando erros de lógica escondidos, se acham subestimados por outros que posteriormente os venham a encontrar. Mas, porque é que não vi isto deste ou daquele outro jeito, interrogando-se! Sentem que seu prestígio ficará afectado em aceitar ideias que outros rejeitaram.
Os homens têm amor-próprio, paixão, ódio e orgulho e, o envolvimento em temas que não dominam em pleno ou, de certas metodologias, tornam o individuo cego a tudo o demais; não se envolvem emocionalmente num- deixa para lá. Mas, o certo é o de que em todo o processo de investigação científica ou não, há uma certa agressão intelectual. É salutar haver manifestação em conhecer, ampliar a inteligência na resolução dos enigmas que nos envolvem; os da ciência…
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA