NAS FRINCHAS DO TEMPO
DOS TEMPOS DE DIPANDA* - Depois da “SEXTA-FEIRA SANGRENTA”
Crónica 3628 – 21.09.2024
- Escritos boligrafados, aleatoriamente após 1975 e, ou entre os anos de 1999 a 2018 - “Missão Xirikwata”
Por: T´Chingange (Otchingandji)** – O NIASSALÊS em Lagoa do M´Puto
…*Abro aqui um parêntesis para prosseguir o pensamento de Muana Damba, subscritora do Manifesto da Sexta-Feira Sangrenta, ressaltando que a etnia branca desde seu processo libertador pelos autodesignados mandatários dum autopoder, na gestão do todo-poderoso MPLA na governação, sempre a excluíram, subtraindo-lhe direitos de gerações por nascimento.
Algo, nem tanto incomum e xenófobo, do qual tanto se fala hoje pelo mundo com refugiados de um e outro lado, passados que são quase 50 anos daquele 11 de Novembro de 1975, verificando-se sempre um provocado desleixo ao lidar com a etnia branca, relegando-a para um submundo de indiferença e menosprezo…
Muana Damba continuando seu manifesto refere: Queremos que as autoridades e diversos irmãos angolanos saibam que Angola é um mosaico de tribos ou mesmo junção de tribos; nós temos a nossa terra, assim sejam Kimbundos, Ovimbundos entre outros que o tempo ditará terem também os mesmos direitos.
Direitos de jus soli (lei do solo -"direito de solo") irrestrito, ou o direito à cidadania a quem nasça em solo nacional, independente de quaisquer outras condições. Se alguma lei, assim o não refere, urge modificá-la para bem do futuro de Angola.
Entretanto e enquanto os deputados eleitos pela UNITA assumem as suas funções de forma regular no Governo Nacional. A UNITA após uma fase de êxitos militares, como por exemplo a tomada temporária da cidade do Huambo, a seguir, passou a perder terreno de maneira dramática. A isto se deve o reforço maciço das FAA (Forças Armadas de Angola), em pessoal, formação e equipamento, no auge das receitas do petróleo.
Na década após 1990 as mudanças políticas no exterior e vitórias militares em casa permitiram ao governo fazer a transição de um Estado nominalmente comunista para um Estado tendencialmente democrático. A declaração de independência da Namíbia a 21 de Março de 1990, eliminou a ameaça ao MPLA da África do Sul, quando a SADF se retirou de lá.
O MPLA aboliu o sistema de partido único e rejeitou o marxismo-leninismo no terceiro Congresso do MPLA em Dezembro, mudando formalmente o nome do partido de MPLA-PT para MPLA. O tempo escasseia-me muitas vezes, para poder redigir histórias escondidas, antigas, que até posso antever reais a tempo inteiro, real ou ficção.
Nessas alturas subitamente levanto voo, plano como um albatroz e por aí vou fora, sem parágrafos ou pontos finais, com diálogos dinâmicos, que só o serão na ficção! Assim fala o Soba, impondo só a si, suas leis, aos outros também quando calha - fugir aos ditames dos familiares e do Kimbo, subvertendo-se nas leis, com gozo e guzu nisso, e sabedoria quando tal acontece. Claro, que há coisas negativas as que mais resultam ao inimigo, porque sempre se aprumam na coluna vertebral do indígena portador...
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Nota 1: *Dipanda é o somatório das coisas positivas e negativas que ocorreram antes e, durante os longos anos da crise Angolana e, na diáspora de angolanos espalhados pelo mundo.
Nota 2: **Texto elaborado a partir das anotações do baú de T´Chingange e, da revista descartável do semanário Expresso do M´Puto …
(Continua…)
O Soba T'Chingange
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