NAS ADUELAS DO BAÚ
DOS TEMPOS DE DIPANDA * MUJIMBO ANTIGO
- Crónica 3653 - 30.12.2024
- Escritos boligrafados, aleatoriamente após 1975 e, ou entre os anos de 1999 a 2018 - “Missão Xirikwata”
Por: T´Chingange (Otchingandji)** – O NIASSALÊS em Arazede do M´Puto
´C.A. Entre dúvidas escondidas no pormenor de factos conhecidos, dou-me conta que as frinchas, mostram versões velhas a que eu não forço ao pormenor para não suscitar ranhuras com os gigabites alheios, referindo tão-somente o que me parece ter lógica porque, por mais que nos esforcemos, há coisas que sempre ficam na charneira do mujimbo, entre aduelas de boatos.
Recordo então que Jonas Savimbi, sempre recusou o abandono da luta pelo que achava certo, não escolhendo cenários de exílio dourado como outros o fizeram e, diga-se em verdade que, foi o único dos líderes angolanos que sempre viveu e lutou no seio de sua terra, sua pátria. Digo eu, num propósito de dialogar com as duvidas de muitos.
Jonas Savimbi morreu há quase 23 anos, a 22 de Fevereiro de 2002, abatido pelas tropas angolanas. Morreu como viveu: a disparar e, mesmo depois de já ter sete balas alojadas no corpo. A Angola, tudo deu sem nada tirar, ao contrário de outros com contas, palácios e mansões no exterior e o desperdício de gastos, como por exemplo a compra de um relógio de 500 mil euros por um filho do Edu.
Um filho que só se babou de prepotência sem nunca ter trabalhado em algo visível; que nada fez em prol do povo! Fisicamente, Savimbi morreu mas, seu espírito está em toda a parte, mesmo fora de Angola! Alguém em seu nome continuará a ter quem defenda essa cultura, esse povo, essa forma de ser e de estar! Inicialmente foi enterrado em um humilde cemitério de Luena; com tempo, dele falaremos com os detalhes que o conduziram à morte …
Um amigo meu do Okavango no seu jeito enigmático de sempre deixar uma prega solta na minha costura do cerebelo disse: -Ele está vivo! Algures num lugar palaciano e bem protegido; aquilo de sua morte foi uma farsa muito bem engendrada pelas grandes potências. Vejam só o que a mente humana pode arquitectar (penso eu)?
E, esse meu amigo continuou: O que viram em fotos é uma tramóia muito bem-feita, um sócia de Savimbi e, não é certo saberem aonde ele foi enterrado para evitar um rodopio de peregrinos, disse este meu kamba que também teimou em não acreditar que os homens chegaram à Lua e que nela caminharam. Claro que desacreditei disto com um muxoxo fingindo com um pois talvez assim o seja, consentimento só para fazer de conta.
Não acredito nesta sua versão, disse eu por fim. Não tem lógica porque mostraram o corpo dele em várias posições e eu até pude referir de imediato ao ver a foto de que ele se terá matado pois que, na foto de Grande Reportagem do M´Puto pode ver-se um buraco escuro, feito por bala "queima roupa" em seu queixo do lado direito - que só ele poderia ter dado segundo a trajectória nada plausível de o ser de outro qualquer ângulo Era ele, sim!
Ele era destro! Rematei em termo definitivo! Meu amigo, deu de ombros assim como dizendo que cada qual ficava com a sua opinião. Não forcei a nota mas, ainda matuto em sua fricção pois que hoje, acontece muita coisa bem estranha!? As nossas conversas rebrilhando nas águas do Kubango vespertinavam com a kúkia (pôr-do-sol) bem no horizonte angolano e, por detrás de seus brilhos…
:::::
Nota 1: *Dipanda é o somatório das coisas positivas e negativas que ocorreram antes e, durante os longos anos da crise Angolana e, na diáspora de angolanos espalhados pelo mundo.
Nota 2: **Texto elaborado a partir das anotações do baú de T´Chingange
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA