TEMPOS QUENTES – 03.04.2019
MALAWI – NIASSA . No vale do Rift - O esquecimento existe mas, nós não somos só silêncios – Cada qual tem o seu Rift... 4º De várias partes
Por
T´Chingange - No Nordeste brasileiro
Os Angolanos que nunca querem ficar atrás nestas descobertas, numa conversa de cacaracá, o Boniboni disse: - Têm que vir aqui nas barrocas da Luua destabilizar os defuntados ossos dos mais que passados primos da Luzia porque aqui, tem por demais, montes de ossadas pré-históricas meu... (é um comentário pouco sério! Não façam caso!).
Nós, os TUGAS, somos, em verdade, ainda, um enigma indecifrado. Só sei que os Angolanos nunca provarão que os Tugas, nunca por ali passaram, que nada por ali, fizeram - por mais que tentem!... Do já dito em 3ª parte, conclui-se haver no Vale do Rift evidências de que as depressões já está ocorrendo quando a crosta terrestre se estica e se quebra.
:::::
Segundo David Ferguson, na região distante do norte da Etiópia, centenas de falhas e fissuras se têm formado ao longo do tempo. O continente africano está-se dividindo em dois à medida que a costa leste da África se rompe lentamente do corpo principal do continente - o magma que se ergue para dentro da crosta continental acima, estende-se até o ponto de ruptura.
A África está literalmente sendo dilacerada pelas costuras enquanto falamos; não pela guerra, mas pela tectónica de placas. O resultado acabará por ser um enorme novo continente, deixando a África sem o seu Chifre. A razão é a de que um desejo geológico da falha, corre pelo lado leste do continente, que eventualmente será substituído por um oceano.
:::::
Com o tempo isto resultará em um novo continente que levará consigo a ilha para Madagáscar. Acredita-se que, talvez daqui a 10 milhões de anos, toda a fenda tenha sido inundada, separando a porção mais oriental da África em um continente inteiramente novo. À medida que a placa africana se rompe lentamente, várias depressões e falhas dentro da fenda leste-africana já foram preenchidas pelos mesmos lagos maiores e mais profundos do mundo a saber: Tukana, Albert, Victória, Tanganyca, Rukwa e Malawi ou Niassa.
No Quénia, o vale é mais profundo a norte de Nairobi, e exibe lagos pouco profundos mas com elevado conteúdo mineral. Por exemplo, o lago Magadi é quase soda sólida (carbonato de sódio) e os lagos Elmenteita, Baringo, Bogoria e Nakuru são todos extremamente alcalinos. O lago Naivasha tem fontes de água doce, o que lhe permite ter uma elevada biodiversidade.
:::::
Andei por aqui recentemente e pude verificar na topografia algo que indicia o que se obtém nas várias informações. A parte final do vale junta-se formando o lago Niassa, um dos mais profundos do mundo, alcançando os 706 metros. O lago separa o Malawi da província moçambicana do Niassa chegando ao vale do Rio Zambeze, onde o vale do Rift termina.
Levanto aqui a questão se estas actuais mas, cíclicas tempestades, furacões do qual originam grandes inundações não o serão por via destas lentas depressões. Dentro de alguns milhões de anos, a África Oriental será inundada pelo oceano Índico tornando-se uma grande nova ilha na região da costa leste de África.
:::::
No vale do Rift têm-se depositado, ao longo dos anos, sedimentos provenientes da erosão das suas margens e este ambiente é propício à conservação de despojos orgânicos. Por essa razão, tiveram aqui lugar importantes descobertas antropológicas, especialmente em Piedmont, no Quénia, onde foram encontrados os ossos de vários hominídeos.
Pensa-se serem estes, antepassados do homem actual. O achado mais importante, de Donald Johanson, foi um esqueleto quase completo de um australopiteco, o, que foi chamado "Lucy" já mencionado aqui. Tive pena de não ter descido desde Dar-es-Salan passando o rio Rovuma a fazer fronteira entre a Tanzânia e Moçambique mas, os Boco Harans andavam por ali fazendo disparates; o medo falou mais alto.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA