XICULULU : - Olhar de esguelha, mau-olhado, olho gordo, cobiça
Por
Aos meus amigos (as) – 8ª de 12 Partes
(...) Enquanto na Inglaterra, Bruno teve uma audiência pessoal com Elizabete I, a quem teria bajulado com superlativos, inclusive chamando-a "sagrada" e "divina", o que serviu, mais tarde, para alimentar seu processo como infiel e herege. Consta porem que a rainha não o levou em grande conta, achando-o rude, radical, subversivo e perigoso, enquanto Bruno considerava os ingleses um tanto primitivos. Suas críticas, no entanto, haviam atraído a antipatia dos mestres ingleses ainda aferrados a Aristóteles, e Bruno se vê obrigado a acompanhar Castelnau de volta quando este é chamado pelo Rei de volta a França em 1585. No caminho ambos são roubados de tudo que possuíam.
Em Paris encontrou uma atmosfera política mudada. Henrique III havia revogado o edito de pacificação com os protestantes, e o Rei de Navarra havia sido excomungado. Longe de adotar uma linha de comportamento cauteloso, no entanto, Bruno entrou em polêmica com um protegido do partido católico, o matemático Fabrizio Mordente, a quem ridicularizou em quatro Dialogi, e em maio de 1586 ele ousou atacar Aristóteles publicamente em seu Cento e vinti articuli de natura et mundo adversos Peripatetiso ("120 artigos sobre a natureza e o mundo contra os peripatéticos") proclamadas em junho por seu discípulo João Hennequin em desafio aos doutores da Universidade de Paris.
O desafio audaz provoca um tumulto grande e violento. Os católicos moderados então o desautorizaram, em consequência do que Bruno se acha ameaçado de perigos tão graves que se vê obrigado a sair logo da França. Muda-se para Praga (Reino da Boêmia, hoje Checoslováquia), onde freqüenta a corte do rei Rodolfo II, filho de Maximilian II e Maria, filha de Carlos V, Imperador do Sacro Império de 1576 a 1612.
Rudolf II, impopular e doente, se diz que nada fez para conter a Reforma ou para evitar a Guerra dos Trinta Anos. Sucedeu seu pai como imperador do Sacro Império Romano em 1576. Sujeito a crises de depressão, deixouciência. Giordano Bruno encontra em Praga um ambiente propício a suas pesquisas matemáticas e astronômicas. Viena, a capital oficial do Império e retirou-se para Praga, onde vivia em reclusão, ocupado com artes e
Não foi o único a beneficiar-se do apoio de Rudolf II. O Imperador haveria de apoiar em 1599 o astrônomo holandês Tycho Brahe cujos trabalhos ajudaram a convencer os europeus ainda duvidosos da teoria de Copérnico, e que, brigado com a Igreja, refugiou-se em Praga. Posteriormente ainda apoiaria o astrônomo Johannes Kepler, que sucedeu a Tycho como matemático imperial do Santo Império Romano em 1601.
(Continua…)
As opções de T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA