TEMPO COM CINZAS - Constantino enganou-nos impondo ao Império Romano o cristianismo - O tempo dá tudo e tudo toma, tudo muda mas nada morre...
XICULULU : - Olhar de esguelha, mau-olhado, olho gordo, cobiça
Aos meus amigos (as) – 9ª de 12 Partes
Por
(…) Em Praga, Bruno escreve uma crítica contra a intolerância e sectarismo religioso, que diz contrariar a lei divina do amor. Faz uma reivindicação da dignidade própria da liberdade espiritual humana (sem liberdade não haveria essa dignidade) doutrina certamente do agrado de Rudolf II que pouco fez para reprimir os protestantes. Mas Praga não lhe convém muito. De lá Bruno vai para a Alemanha, onde perambulando de uma cidade universitária para outra, consegue ser professor em Wittenberg (1588).
:::::
Ensinou e publicou uma variedade de trabalhos menores, incluindo o Articuli centum et sexatinta ("160 Artigos") contra os filósofos e matemáticos contemporâneos, no qual ele expôs sua concepção de religião - uma teoria da coexistência pacífica de todas as religiões baseada no conhecimento mútuo e liberdade recíproca de discussão. É uma crítica contra a intolerância e o sectarismo religioso, que diz contrariar a lei divina do amor.
Faz uma reivindicação da dignidade própria da liberdade espiritual humana (sem liberdade não haveria essa dignidade). Muda-se para Helmstadt, onde o Duque Henrique Júlio dispensa-lhe acolhida favorável e cordial. Escreve a que considera sua maior obra: De imaginum signorum et idearum compositione ("Sobre a Associação de imagens, os signos e as ideias") sobre mnemónica.
:::::
Mas os calvinistas não toleram sua doutrina. Em Helmstadt, em Janeiro de 1589, ele foi excomungado pela Igreja Luterana local. Permaneceu em Helmstadt até a primavera, completando trabalhos em mágica natural e matemática (publicado postumamente) e trabalho em três poemas latinos - De minimo, De monade, e De innumerabilibus sive de immenso - os quais relembrava as teorias expostas nos diálogos italianos e desenvolvia o conceito de uma base atómica da matéria e do ser.
Para publicar estes, ele foi em 1590 a Frankfurt sobre o Maine, onde o senado rejeitou sua solicitação de permanecer. Não obstante, ele conseguiu residente no convento Carmelita, leccionando para doutores protestantes e adquirindo uma reputação de ser um "homem universal" que, o Prior pensou, "não possuía um traço de religião" e que estava ocupado principalmente em escrever e na quimérica e vã imaginação de novidades".
:::::
Em Frankfurt um editor veneziano que o encontra traz-lhe os chamados insistentes de um patrício, João Mocenigo, que desejava aprender suas técnicas mnemónicas. Bruno estava saudoso da Itália. Aceita o convite acreditando na independência da República Veneziana. O risco não pareceu muito grande: Veneza era de longe a mais liberal dos estados italianos; a tensão europeia tinha afrouxado temporariamente após a morte do intransigente papa Sixtus V em 1590; Henrique III desaparecera do cenário político.
Todo o seu reinado fora marcado pela guerra entre católicos e protestantes, sempre em dificuldades com a Santa Liga fundada pelos católicos e liderada por Henrique, duque de Guise, devido a concessões feitas aos protestantes. Fugiu de um levante da Liga em Paris, refugiando-se em Chartres.
Mandou assassinar o Duque de Guise e o irmão dele, o cardeal de Lorraine em 1588. Uniu-se a Henrique de Navarra, líder protestante, fazendo com ele o cerco a Paris em 1589, que era uma fortaleza da Liga. Então foi assassinado a facadas por Jacques Clément, um frade Jacobino fanático que conseguiu uma audiência. Ao morrer reconheceu Henrique de Navarra seu sucessor.
(Continua…)
As opções de T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA