ANGOLA . DEUS DEVE SER BRANCO! – 4ª de 4 Partes
Por: ISOMAR PEDRO GOMES* - “O carrasco foi o sistema”, afirma! Ele teve a coragem de ter publicado isto em Angola.
DEUS É BRANCO?
(…) Nunca a Europa 'recebeu' tanta riqueza de África como após a chamada "independência dos Países Africanos"; os novos-ricos africanos apressam-se a 'esconder' na Europa os produtos da sua criminosa delapidação, para gáudio dos Europeus - contrariando aquilo que eles próprios evocaram e prescreveram na convocação para a luta de libertação nacional. "Eu ir a Portugal algum dia?.. NUNCA!.. Nem morto!" – disse em 1980, na idade de ouro do partido único, erguendo o punho direito bem alto em sinal de sacro-juramento, em pleno comício em Benguela, um dos então carismáticos dirigentes da "Revolução Angolana", cujo nome prescindo de citar.
:::::
Hoje ele próprio, não só é frequentador assíduo e brioso de Portugal e "empresário português", como também é o orgulhoso presidente de uma agremiação desportiva portuguesa em Angola. Quase meio século depois, podemos indagar se o IDH dos povos africanos subiu ou regrediu? Somos melhores tratados hoje pelos nossos irmãos dirigentes?
Os ideais que nortearam a luta de libertação colonial ainda estão vivos e recomendam-se? Muitos dos nossos jovens usam orgulhosamente tecnologia de ponta, os ipod, 'aichatissa' e
'aipad' fazem a banga da juventude; mas o meio que os rodeia é nauseabundo e desolador. O Stress agudo e o AVC matam tanto quanto a malária.
::::
FILANTROPOS DA HUMANIDADE
- A mais recente iniciativa de alguns dos milionários do planeta, comoveu muita gente. Há algum Africano entre os homens que protagonizaram tal feliz iniciativa? Todos eles (os citados filantropos) são homens que dedicaram a maior parte da sua vida à produção de riqueza - não a 'tiraram' de algum saco azul, nem tão pouco delapidaram o erário público nacional; mas sentiram-se na necessidade de "repartir com o necessitado" de todo o mundo.
Ontem, os milionários Africanos orgulhavam-se de 'aparecer' na revista Forbes e congéneres; hoje, face à iniciativa acima mencionada, publicam como que envergonhados que "não somos milionários", alguns chegam ao ponto de dizer que, o que têm, é produto do salário.
::::
ÁFRICA DO SUL - Quando vivi na África do Sul, tinha um medo atroz e justificado da polícia Sul-africana, principalmente dos pretos. A maioria do polícia Sulafricano preto chega a ser muito mais impiedoso e selvático que o mais impiedoso policia Sul-Africano branco. O polícia preto (na sua maioria) é absolutamente xenófobo, perverso, contra a lei, corrupto e desalmado. Fiquei arrepiado com as imagens da actuação da polícia Sul-Africana em Dobsonville (será esta a cidade?!) que vitimou o jovem moçambicano Mido Macia, na flor da sua juventude (27 anos).
Imagens próprias de uma 'cena' do Faroeste no século XIX ou da era do Drácula no país da Draculândia. O policia branco, estou certo não faria tal coisa; e muito menos os tais policiais pretos fariam isso, se Mido Macia fosse branco. A xenofobia na África do Sul é extremamente incentivada e alimentada pela polícia Sul-africana e é planificada nas esquadras de polícia; um dia hei-de descrever as minhas experiências com a corporação policial daquele País, que apesar dos pesares amo muito sinceramente. Fizeram, certamente, Nelson Mandela, o único Preto que chegou aos patamares dos 'deuses', banhar-se em lágrimas.
:::::
AFINAL QUEM CAIU NA LAMA? - Há, em algum país da Europa, o esgoto a céu aberto, a amálgama descriminada, promíscua, suja e podre de 'bairros' que vimos e vemos principalmente nas periferias das capitais Africanas (quase todas elas, principalmente dos chamados “Países Especiais”)? Os dirigentes Africanos nem conseguem combate eficazmente o mosquito, causa do paludismo e malária que, há meio século, diariamente dizima milhares de almas (principalmente crianças) pelo continente adentro, as doenças diarreicas (produto da falta de sanidade básica) fazem de igual modo uma 'ceifa' aterradora.
Doenças que o colono quase já tinha debelado, como a mosca do sono, ameaçam 'engolir' povos inteiros. Tudo isso acontece perante a pecaminosa insensibilidade de um grupinho de "iluminados africanos" (abençoados pelas igrejas), que preferem gastar milhões de Euros comprando castelos na Europa e em orgias depravadas (preferem dar de comer aos cães) - do que ajudar os seus irmãos, que não lhes pedem mais do que apenas BOA GOVERNAÇÃO, gerirem o erário público para o bem de TODOS e da nação.
:::::
E há quem tem ainda o desplante de vir a público protagonizar uma perversa peça teatral, choramingando "O colono blá-blá-blá"… Quanto ao anjo, prefiro não comentar. Deus é Branco? Até posso aceitar; porém, de uma coisa estou certo: preto, não é, de certeza ABSOLUTA !"
*ISOMAR PEDRO GOMES Foi em tempos um funcionário da polícia política DISA. Segundo ele, as pessoas que trabalhavam na DISA e se identificaram com a dissidência do MPLA foram vítimas da repressão.
Final
As opções de T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA